Nujie

Introdução

Sou uma escritora indigna, deselegante, ignorante e por natureza pouco inteligente, mas sou afortunada por ter recebido a atenção de meu pai erudito e de minha culta mãe, além de ter professores de quem recebi uma educação literária e orientações nos ritos. Mais de quarenta anos se passaram desde que, aos quatorze anos, peguei a pá e a vassoura na família Cao [família do marido]. Durante esse tempo, com o coração temeroso, tive receio constante que pudesse desonrar meus pais e aumentar as dificuldades tanto para as mulheres quanto para os homens da família de meu marido. Dia e noite eu passava de coração angustiado, mas trabalhei sem mostrar cansaço. Agora, sei como não cometer erros e evita-los no futuro.

Sendo descuidada e ignorante por natureza, ensinei e eduquei meus filhos sem um método adequado. Com isso, tenho receio que meu filho Gu possa trazer desgraça sobre a Dinastia Imperial, por cuja dádiva ele recebeu o privilégio extraordinário de usar o Ouro e a Púrpura, uma concessão o para o qual meu filho, um humilde súdito, não esperava receber. 

No entanto, agora que ele é um homem e capaz de planejar sua própria vida, não preciso mais me preocupar com ele. Mas lamento que vocês, minhas filhas, agora na idade de casar, não tenham recebido a educação adequada, não tenham sido aconselhadas e nem mesmo tenham aprendido os modos apropriados para mulheres casadas. Receio que se vocês falharem em comportar-se junto as outras famílias, podem atrair desgraças e humilhar tanto seus ancestrais quanto sua própria família. Agora estou gravemente doente, e a vida é incerta. Sinto uma profunda inquietude por vocês não terem recebido educação adequada. Assim, dediquei-me nas horas vagas a compor essas Lições para Mulheres, e espero que vocês possam se beneficiar delas. Peço que vocês copiem esse livro, guardem-no e se esforcem para praticar as lições que ele contém.

 

 

Humildade

No terceiro dia após o nascimento de uma menina, os antigos observavam três costumes: primeiro colocar o bebê debaixo da cama; segundo, dar-lhe um caco de cerâmica para brincar; terceiro, anunciar seu nascimento aos antepassados ​​por meio de uma oferenda.

Colocar o bebê embaixo da cama servia para mostrar claramente sua humildade e fraqueza, e seu dever fundamental seria devotar-se aos outros.

Dar-lhe cacos de cerâmica para brincar significava que ela deveria se dedicar ao trabalho e ser infatigável.

Anunciar seu nascimento diante dos ancestrais significava que ela deveria considerar, como seu principal dever, a continuação da observância do culto ancestral familiar.

Esses três costumes antigos resumem o modo de vida ideal da mulher, os ensinamentos rituais e os costumes tradicionais.

A mulher que põe as vontades dos outros à frente da sua; respeita aos outros e se colocar por último; fazer o bem sem mencionar; erra e admite; aguenta as dificuldades, suportar a maledicência e a grosseria alheia; aparenta temor e receio; quando uma mulher segue essas orientações, podemos dizer que ela é realmente humilde perante os outros.

A mulher que dorme tarde e levanta cedo; não foge as tarefas de casa, seja de dia ou de noite, sejam elas leves ou pesadas; que não para até que tudo esteja feito, e o faz de forma rotineira e organizada; uma mulher que age dessa forma, podemos dizer que ela é incansável perante os outros.  

A mulher correta nos modos e reta de caráter, que serve ao marido; que se mantém casta e de espírito tranquilo; que cuida da sua própria vida; que não é maledicente nem debochada; que se prepara corretamente, cuidando e purificando o vinho e comida para as oferendas aos ancestrais; quando uma mulher observa tais princípios, podemos dizer que ela dá continuidade ao culto ancestral.

A mulher que segue esses três preceitos de vida jamais teve má reputação ou caiu em desgraça. Se uma mulher não os segue, como seu nome poderá ser honrado; como ela evitará que a desgraça recaia sobre si mesma?

 

 

Marido e Esposa

O Caminho de marido e mulher está intimamente ligado ao Yin e ao Yang, assim como a relação dos indivíduos com deuses e ancestrais. Grande é o caminho do Céu e da Terra, como também são as relações íntimas humanas.

Portanto, os "Ritos" [Liji] honram a união do homem e da mulher; e no "Livro da Poesia" [Shijing] a "Primeira Ode" revela o princípio do casamento. Por essas razões, as relações humanas não devem de forma alguma serem menosprezadas.

Se um marido é indigno, então ele não direito de exigir nada sua esposa. Se uma esposa é indigna, então ela não pode esperar nada de seu marido. Se um marido não controla sua esposa, então as regras de conduta que manifestam sua autoridade são abandonadas e quebradas. Se uma esposa não serve ao marido, a relação ideal entre homens e mulheres é negligenciada, e a ordem natural das coisas fica arruinada.

O sentido de ambos – controlar as mulheres, e servir os homens – é o mesmo.

Ao examinar os senhores de hoje, eles apenas sabem que as mulheres devem ser controladas, e que eles devem impor regras de conduta adequadas para ter alguma autoridade. Por isso, eles ensinam os meninos a ler e a estudar as histórias. Eles não entendem que os maridos devem ser servidos, e que o relacionamento adequado deve ser regido pelos ritos. Mas se educarmos os homens, e não educarmos as mulheres, como esperar que a essência das relações seja alcançada?

De acordo com os "Ritos", deveríamos ensinar as crianças a ler aos oito anos de idade, e aos quinze anos de idade elas devem estar prontas para estudar os costumes. Por qual razão então a educação das meninas deveria ser diferente da educação dos meninos?

 

 

Respeito e Atenção

Assim como o Yin e o Yang não são da mesma natureza, o homem e a mulher têm características diferentes. A qualidade de Yang é a rigidez; a função do Yin é ser flexível. O homem é honrado pela força; a mulher, por sua suavidade. Daí surgiu o ditado: ‘um homem pode nascer como um lobo, mas teme-se que vire uma criatura débil; uma mulher pode nascer como um ratinho, mas teme-se que ela se transforme numa tigresa’.

Por isso, para o auto-cultivo, nada é igual do que o respeito pelos outros. Para equilibrar o firme, o melhor é o flexível. Logo, pode-se dizer que o Caminho do respeito e da condescendência é o princípio de conduta mais importante da mulher.

O respeito pode ser definido como ater-se aos princípios; a condescendência, a ser leniente e generosa. Quem se atém aos princípios é firme em sua devoção, e sabe seu lugar; quem é generosa, sabe honrar e cuidar dos outros, servindo-os e honrando-os.

Se marido e mulher convivem juntos, nunca deixando um ao outro, e seguindo um ao outro dentro dos limites de seus cômodos, então é provável que se engracem e sejam atrevidos um com o outro. Disso irá surgir um diálogo inapropriado, e ambos podem cair na licenciosidade. Se a licenciosidade nascer no coração da mulher, virá o desrespeito ao marido. Isso é o que resulta de não se saber ficar no seu lugar.

Os assuntos podem ser apropriados ou não; as palavras podem ser certas ou erradas; ideias fracas levam a discordância; desonestidade leva à desconfiança; e acusações e brigas levam à raiva mútua. Isso é o que resulta de não cuidar, não honrar nem servir aos outros.

Se as esposas não suprimirem o desprezo que nutrem por seus maridos, elas vão repreendê-los constantemente. Se os maridos não pararem de se enraivecer, acabarão agredindo suas esposas. O respeito [as regras do relacionamento apropriado] entre homem e mulher se baseia na harmonia e na intimidade, e o amor nasce de uma união equilibrada. Se ambos ficarem implicando um com o outro, como o casamento poderá durar? Se usarem palavras afiadas, como o amor irá sobreviver? Se o respeito mútuo e o amor forem desfeitos, marido e mulher ficarão divididos.

  

 

Qualificações Femininas

Uma mulher deve ter quatro qualificações: virtude; fala; porte e esforço.

‘Virtude’ é não ter habilidades destacadas ou ser diferente das outras pessoas.

‘Fala’ é saber expressar-se sem ser erudita ou ofensiva.

‘Porte’ é não precisar ter uma beleza destacada ou perfeita.

‘Esforço’ é não precisar ter mais habilidade dos que as outras pessoas.

Guardar castidade, controlar os sentimentos, ser modesta, agir discretamente, isso é a ‘virtude’.

Falar cuidadosamente, não ser vulgar, ser oportuna e não ser cansativa, isso é ‘fala’.

Limpar a sujeira constantemente, manter a roupa e ornamentos limpos, assear-se sempre, evitar a imundície, isso é ‘porte’.

Tecer e costurar devotadamente, evitar fofocas e deboches, cozinhar e ser hospitaleira com convidados, isso é ‘esforço’.

Essas quatro qualificações são a maior virtude de uma mulher. Nenhuma mulher pode prescindir delas. Na verdade, elas são muito fáceis de possuir, se a mulher simplesmente as guardar em seu coração. Os antigos tinham um ditado: "O amor está longe? Se deseja o amor, então o amor está em suas mãos!" São o que significam essas quatro qualificações femininas.

 

 [...]