Mawangdui

Unindo o Yin e o Yang

Em termos gerais, o modo de iniciar o ato sexual é o seguinte: colha suas mãos e comece acariciando seus pulsos, braços e as axilas, e depois, seus ombros e o pescoço. Acaricie ao redor do pescoço, e logo deslize as mãos para o rosto, o queixo, os seios, a barriga e as costelas. Ao chegar à vulva (portão de jade), massageie o clitóris (Jóia de jade). Sorva a energia [o licor emanado da vulva] para vitalizar o espírito, e poderás ver eternamente e viver tanto quanto o universo.

O clitóris é o recipiente do coito no interior da vulva; acaricia-o para cima e para baixo, fazendo com que todo o corpo da mulher se excite prazerosamente e desfrute das gozosas sensações que as carícias produzem. Ainda que deseje, não realize o ato sexual ainda; abrace-a e beije-a, para relaxar e se divertir.

O modo de atuar é o seguinte; primeiro, quando a energia subir e o rosto ficar vermelho, respire lentamente. Segundo, quando seus seios ficarem eretos e seu nariz começar a gotejar, abrace-a suave e firmemente. Terceiro, quando as línguas estiverem doces e úmidas, beije-a lentamente com a língua. Quarto, quando seu corpo se umedecer de suor, mova-se com languidez. Quinto, quando sua garganta secar e começar a engolir saliva, mexa-a lentamente. Estes são denominados os cinco signos do desejo.

Quando os cinco signos do desejo estão presentes, sobe sobre a mulher e penetra-a, mas não entre por completo, para que sua energia se manifeste. Quando a sentir chegar, penetre-a profundamente e empurre para cima e para baixo, para dispersar o calor. Mova-se para cima e para baixo sem desejar que a energia cesse e a mulher alcançará um inacreditável clímax.

Depois, realiza as dez séries de movimentos, siga com os dez estilos de coito e combina as dez classes de penetração. Quando o coito está chegando ao fim, concentra a energia nos genitais, contempla os oito movimentos, escuta os cinco sons e observa os dez signos da consumação.

As dez séries de movimentos significam realizar dez etapas de penetração; a primeira, mova-se dez vezes; na segunda, vinte; na terceira, trinta; na quarta, quarenta; na quinta, cinqüenta; na sexta, sessenta; na sétima, setenta; na oitava, oitenta; na nona, noventa; e na décima, por último, cem vezes. Retire o pênis e penetre sua parceira sem ejacular. Se efetuar uma série sem ejacular, sua vista e seus ouvidos ficarão claros. Se fizer duas séries, sua voz ficará clara. Três, sua pele brilhará. Quatro, seus tórax se fortalecerá. Cinco, seus músculos adquirirão uma bela forma. Seis, o trato urinário se limpará. Sete, sua ereção será firme e forte. Oito, sua pele brilhará. Nove, você adquirirá um brilho espiritual. Com dez séries, seu corpo se tornará longevo.

Os dez estilos de coito são os seguintes: o primeiro se chama tigre rugindo. O segundo, a cigarra arpoando. O terceiro, minhoca. O quarto, o cervo empurrando suavemente com seus chifres. O quinto, o fênix estende suas asas. O sexto, o macaco trepa. Sétimo, o sapo; oitavo, o coelho correndo; nono, a libélula e décimo, alimentando o peixe.

As dez classes de penetração são as seguintes; a primeira, estimulando a parte superior da vagina. A segunda, estimulando a parte inferior. A terceira, estimulando a parte esquerda. A quarta, a direita. A quinta, movendo-se rapidamente. A sexta, movendo-se com lentidão. A sétima, com movimentos lentos e distanciados. A oitava, com movimentos rápidos e próximos entre si. A nona, com penetração superficial. A décima, com penetração profunda.

Os oito movimentos são os seguintes: o primeiro é abraçar; segundo, esticar os braços; terceiro, esticar as pernas; quarto, abraçar os rins do parceiro com as pernas; quinto, envolver os ombros do parceiro com as pernas; sexto, entrelaçar os músculos; sétimo, quicar com suavidade e oitavo, fazer vibrar o corpo.

O abraço é utilizado quando se quer que os estômagos se toquem. Os braços se esticam para estimular a parte superior da vagina da mulher e poder seguir durante algum tempo. As pernas se esticam quando a penetração não é suficientemente profunda. A mulher abraça os rins do parceiro com as pernas quando deseja que este estimule as partes laterais da vagina. A mulher envolve os ombros do parceiro com as pernas quando deseja uma estimulação profunda. Entrelaçar os músculos é feito quando se tem uma penetração bastante profunda. Rebotar suavemente, quando se deseja uma penetração superficial. Fazer vibrar o corpo, quando a mulher deseja que o homem continue durante mais tempo.

Uma respiração rápida indica um grande desejo de ser penetrada. Respirar com força indica ter chegado ao clímax. Os suspiros indicam que a mulher começa a sentir prazer pela inserção do pênis (haste de jade). Respirar pesadamente reflete o êxtase. Morder e fazer vibrar o corpo indica que uma mulher deseja que o homem continue por mais tempo.

À noite, a vitalidade masculina é forte; de manhã, a vitalidade feminina se acumulou. Quando um homem nutre a vitalidade da mulher com sua própria vitalidade, os vasos sanguíneos se dilatam e se excitam, aumenta a energia e o sangue na pele; por essa razão é possível abrir o que está fechado e limpar o que está obstruído, para que os órgãos internos recebam um fluxo renovador de vitalidade e se reabasteçam.

Os dez signos da consumação são os seguintes; na primeira consumação surge uma sensação de frescor. Na segunda, aparece um odor similar ao de ossos queimados. Na terceira, uma sensação de calor. Na quarta, surge uma secreção oleosa. Na quinta, surge uma fragrância de cereais. Na sexta, o corpo está tão suado que fica escorregadio. Na sétima há um prolongamento. Na oitava, a secreção da mulher fica consistente. Na nona, sua secreção fica pegajosa. Na décima, o corpo se debilita, volta a ficar relaxado e depois aparece uma renovadora sensação de frescor. Este se denomina o final definitivo.

Os signos do final definitivo são: o nariz da mulher começa a gotejar e seus lábios empalidecem, as mãos e os pés tremem, levanta as nádegas da cama. O homem deve deter-se agora, já que é prejudicial esperar até que a ereção desapareça. Neste momento a vulva se dilata com a energia e o espírito vital entra nos órgãos internos, produzindo um brilho assombroso.

 

 

Diálogos sobre o Dao supremo para o mundo

O Imperador Amarelo perguntou ao Espírito da Esquerda:

- O Yin e o Yang, as nove entradas do corpo e os doze pontos mais importantes nasceram ao mesmo tempo, porém os genitais são os que “morrem” ou perdem suas funções primeiro. Por que razão?

O Espírito da Esquerda responde:

- Porque os genitais não se empregam para trabalhar. Não jogam um papel decisivo nas emoções nem nos ajudam a comer nem a beber; sua morada se encontra muito oculta e não está exposta ao sol; a usamos apressadamente, sem suavidade, sem deixá-los amadurecer, dessa forma não conseguem agüentar a fricção do ato sexual, com o qual se esgotam prematuramente. Evitamos pronunciar seus nomes e ocultamos suas partes, os utilizamos sem mensura nem correção; portanto, nascem com o corpo, porém são os primeiros a perder suas funções.

Se uma ereção não é completa, significa que a pele não foi energizada. Se uma ereção não é firme, significa que os músculos não foram energizados. Se é firme, porém não é quente, significa que a mente não foi energizada.

Se a utiliza quando a pele não foi energizada, a ereção decairá. Se a utiliza quando a mente não foi energizada, a ereção desaparecerá. Quando os três elementos forem energizados, se denominará tríplice disposição.

Como a água, que misteriosamente tudo penetra, como a energia primaveril e outonal; já que não se pode perceber aquilo que desapareceu, não se pode querer aproveitar-se disto; e como o que está por vir não pode volver, observamos o presente. Tenha cuidado! O brilho espiritual consiste em não ejacular. Retenha a ejaculação cuidadosamente e surgirá o brilho espiritual.

Normalmente, cultivar o corpo físico estimula a acumulação de vitalidade. Quando o corpo está cheio de vitalidade, deve gastá-la; e quando carece de vitalidade, deve repor-la. A reposição da vitalidade gastada se conduz a extremidade quando se quer ter vitalidade.

Neste exercício, sentem-se juntos, com a parte do ventre para baixo, com o nariz e a boca de ambos em grande proximidade. Se a penetras de súbito deixando-se levar precipitadamente pelo desejo, ejaculará inutilmente e perderá a vitalidade. Como pode evitá-lo? O “esvaziando” e o “enchendo”, seguindo normalmente algumas constantes; empregue-as cuidadosamente e não as esqueça. Evite cansar-se em excesso e escoar, e teus tendões e ossos se fortalecerão. Em seguida, engula saliva e inspire ar fresco. Como norma, exale e inale com muita suavidade, até que se sinta cheio. Quando a energia destas três constantes em harmonia alcançarem seu zênite, o resultado será a estabilidade e a força. Se deseja dominar este método, deve prestar muita atenção nas instruções. Detendo a emissão do sêmen, poderá alcançar uma extraordinária longevidade. Se o efetuar uma vez, teus olhos e ouvidos voltarão a ser brilhantes. Duas vezes, tua voz será clara. Três vezes, terá uma pele reluzente. Quatro vezes, tua coluna se endireitará. Cinco vezes, tuas nádegas e coxas adquirirão uma bela forma. Seis vezes, teu canal urinário se limpará. Sete vezes, tua mente será firme e forte. Oito vezes, estará cheio de vida. Nove vezes, se harmonizará com o céu e a terra. Ao fazer dez vezes, obterá um assombroso brilho espiritual.

A energia tem oito fatores positivos e sete negativos. Se não pode empregar os oitos fatores positivos e abandonar os sete negativos, a sua energia física será reduzida a metade quando chegar aos quarenta; aos cinqüenta, suas atividades declinarão; aos sessenta, sua audição e visão serão defeituosas; aos setenta a parte inferior do seu corpo terá decaído e a superior, debilitada; a sua energia sexual não funcionará; seus olhos lagrimarão e o seu nariz gotejará.

Há um modo de repor a força: elimine os sete fatores negativos para dissipar as doenças e utilize os oitos fatores positivos para aumentar a energia. Assim os velhos poderão recuperar a robustez e as pessoas robustas evitarão a deterioração.

As pessoas cultas vivem rodeadas de comodidades, comem e bebem o que desejam, a textura de suas peles são excelentes, sua energia e sangue estão em plenitude, seus corpos gozam de grande mobilidade. Se efetuar o ato sexual precipitadamente, não seguindo uma conduta apropriada, acabará provocando enfermidades, transpirações, respirará com dificuldade, terá transtornos internos e confusão mental.

Se não conseguir curar estas doenças, padecerá com febre interior. Em tal caso segue um tratamento a base de plantas medicinais e de moxabustão para estimular a energia, e ingira suplementos dietéticos para aumentar o vigor físico. Se esforça em efetuar o coito, porém é incapaz de seguir a conduta apropriada, verá afligido de hemorróidas e o seu escroto se inflamará, padecerá violentas e sangrentas inchações, disfunções nas entradas do corpo, fraqueza nas extremidades superiores e inferiores, hemorróidas e úlceras. Desse modo, para utilizar os oito fatores positivos habilmente, deve eliminar os sete negativos e não padecerá dessas doenças.

Os oito fatores positivos são os seguintes: o primeiro, dominar a energia. O segundo, lubrificar. O terceiro, conhecer o momento adequado. O quarto, acumular energia. O quinto, lubrificar suavemente. O sexto, acumular energia. O sétimo, manter o estado de plenitude. O oitavo, estabilizar a ereção.

Os sete fatores negativos são os seguintes: o primeiro, a oclusão; O segundo, as perdas. O terceiro, o esgotamento. O quarto, a impotência. O quinto, o transtorno emocional. O sexto, a alienação. O sétimo, o desperdiço de energia.

Para alcançar os oitos fatores positivos, levante ao amanhecer, sente, endireite a coluna, relaxe as nádegas, contraia os músculos perenais e conduza a energia aos órgãos sexuais. Isto se denomina produzir lubrificação.

Quando as carícias preliminares satisfizerem a ambos e quiserem iniciar o coito, isto se chama conhecer o momento adequado.

Durante o coito, mantenha as costas relaxada, contraia os músculos perenais e pressione para baixo; isto se chama acumular energia.

Não movimente o pênis depressa demais ou com movimentos rápidos e próximos entre si; mova-o deslizando-o com suavidade e controle. Isto se denomina lubrificar suavemente.

Quando estiver a ponto de finalizar, respire profundamente, evite agitar-se, reúna a energia e pressione-a para baixo. Aguardando num estado de calma física; isto se chama manter o estado de plenitude.

Quando terminar, limpe-se; retire o pênis enquanto ainda está ereto. Isto se chama estabilizar a ereção.

Estes são os oitos fatores positivos.

Os sete fatores negativos são os seguintes: quando o coito resulta doloroso, recebe o nome de oclusão interior. Suar com abundância e ejacular prematuramente durante o coito se denomina perdas exteriores. A hiperatividade significa esgotamento. A incapacidade de realizar o ato sexual apesar do desejo se chama impotência. Fazer ofegante e sem controle interior se denomina transtorno emocional. Esforçar-se em copular sem sentir desejo significa alinhamento. Fazer com muita pressa equivale a desperdício. Estes são os sete fatores negativos.

Portanto, se emprega habilmente os oito fatores positivos e elimina os sete negativos, terá os olhos e ouvidos brilhantes e claros, seu corpo será ligeiro e ágil, sua energia sexual aumentará dia a dia, viverá mais anos, a duração da sua vida aumentará e gozará de uma perdurável felicidade.

Os seres humanos nascem sabendo fazer duas coisas sem haver aprendido: uma é respirar e a outra alimentar-se. Todas as demais devem ser aprendidas e praticadas. Portanto, como a nutrição favorece a saúde e por outro lado à sensualidade a debilita, a pessoa inteligente segue necessariamente algumas normas com relação ao coito entre homem e mulher.

Assim, pois, a primeira se chama [os tigres divertindo-se] a segunda, [a cigarra agarrando-se], sendo consciente de respirar externamente; a terceira [minhoca]; a quarta, [o cervo erguendo os chifres]; a quinta, [a fênix estendendo as asas], sendo consciente de respirar internamente; a sexta, [os macacos em cócoras], sendo consciente de respirar externamente; a sétima, [os sapos]; a oitava, [os coelhos brincando]; a nona, [as libélulas], sendo consciente de respirar externamente, e a décima, [alimentando o peixe]. Estas são as dez posturas.

Os dez refinamentos são energizar, engolir a saliva, controlar o pênis, estimular o clitóris, assegura-se de fazer no momento adequado, unir-se através do coito, mover-se com suavidade, esperar o estado de plenitude, chegar ao clímax juntos e descansar fisicamente.

As oito classes de penetração são para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, profunda, superficial, depressa e devagar.

Quando estiver pronto para efetuar os dez refinamentos e preparado para as dez posturas, efetuará o coito pela noite utilizando várias das oito classes de penetração. Antes de começar a suar, conduza a energia aos genitais, retenha a respiração e faça vibrar as partes íntimas, assim limpará os vasos sanguíneos e flexibilizará os ligamentos. Observa os oito movimentos da mulher, onde está sua energia, e como geme e suspira para decidir o próximo passo que vai dar.

Os oito movimentos da mulher são: abraçar, empurrar, estirar-se plana, estirar as pernas, cruzar as coxas, vibrar, rodear com as pernas os lados do homem e rodear com as pernas a parte superior deste.

Os sons que emite são: respirar sonoramente, ofegar, suspirar, gemer e mordiscar. Observa seus sons atentamente, para saber quê é o que sente; observa seus oito movimentos cuidadosamente, para conhecer o que ela gosta e funciona.

Quando abraça o homem, deseja que os estômagos se toquem, quando lhe empurra, quer que lhe estimule o monte de Vênus. Quando lhe abraça com suas pernas os lados, deseja que a estimule lateralmente. Quando cruza as coxas, significa que a penetração é demais profunda; quando estira as pernas, quer dizer que a penetração não é o suficientemente profunda. Quando rodeia com suas pernas a parte superior do corpo do homem, significa que não está penetrando até o fundo. Quando se estremece, significa que goza muitíssimo. Estas são as chamadas oito observações.

Quando a energia ascender e queimar as suas faces, beije-a lentamente. Quando seus seios ficarem eretos e seu nariz começar a gotejar, abrace-a com lentidão. Quando suas línguas se cobrirem com uma tênue camada e estiverem escorregadiças, unias pouco a pouco. Quando as coxas da mulher se umedecer com as secreções, movimente-se pausadamente. Quando sua garganta secar e começar a engolir saliva, mexa-a lentamente. Estes são os chamados cinco sinais. Relacionam-se com as cinco expressões do desejo. Quando os cincos estão presentes, pode-se iniciar o ato sexual.

Quando a ereção não é completa; significa que a pele não foi energizada. Quando é completa, porém carece de firmeza, significa que o músculo não foi energizado. Quando é dura, porém não é quente significa que não há desejo. Quando os três fatores estiverem energizados, pode-se então, efetuar a penetração.

Com a primeira consumação, surge um claro frescor. Com a segunda, aparece um odor similar ao dos ossos carbonizados. Com a terceira, sente-se um ardente calor. Com a quarta, surge uma secreção oleosa. Com a quinta, aparece um aroma como de cereais. Com a sexta, a secreção sexual se devolve viscosa. Com a sétima, se torna pegajosa. Com a oitava, se devolve gordurosa. Com a nona, se espessa. Com a décima consumação, se alcança o clímax; o corpo volta a umedecer-se e depois aparece a sensação de uma fresca e renovada energia.

Localiza e estimula: a entrada e a antessala da vulva, os lábios maiores e menores, o clitóris, a entrada muscular da vagina, as paredes vaginais, a parte superior e inferior, a parte direita e esquerda e a entrada do colo do útero; retire o pênis antes de perder a ereção. Conduza a energia para a carne e a pele, e deposita-a na cintura e no interior do corpo. Seus lábios empalidecem, o suor aparece na parte posterior dos joelhos, agora está contando os cem movimentos de penetração.

O bom amante não se impõe a mulher; só quando esta o deseja ter um bom amante para fazer amor. Não te precipite, não seja dominante, não a force, porém tampouco duvide. Assegura-se de ir lentamente para prolongar o ato e de fazer com suavidade para manter o autocontrole, desse modo não chegará ao clímax quando está a ponto de ter; e a mulher gozará enormemente.

Se respirar com a boca aberta, expulsa a energia negativa e aumenta a positiva. Arquejar significa que a respiração está rápida; agora a vagina se abre. Os suspiros vão acompanhados de um rápido movimento das nádegas para estimular os lábios vaginais. Os gemidos da mulher indicam que sente um intenso prazer e o início da tensão pré-orgasmo. Mordiscar significa que alcançou o clímax e quer continuar.

Assim pois, o homem se classifica como yang, e o yang se associa com o externo; em compensação, a mulher se classifica como yin, e o yin se associa com o interno. A estimulação do homem é exterior e a da mulher, interior; isto se chama a lógica do yin e do yang, a razão da mulher e do homem. Se realizado erroneamente, o erro reside simplesmente na metodologia.

O essencial é que o prazer que surge entre mulheres e homens se saboreie lentamente, se prolongando durante longo tempo. Se o homem é capaz de atuar com lentitude, e seguir durante muito tempo, a mulher experimentará um grande gozo e sentirá por ele uma amizade mais profunda que aquela entre irmãos, e um amor mais intenso que dos pais para com seus filhos. Quem conseguir dominar esta ciência receberá o nome de mestre celestial.