Nu Xiaojing

Abrindo a Discussão e Explicando os Princípios

A Senhora Ban estava em casa à vontade e as mulheres estavam sentadas prestando atenção­. Senhora Ban disse: "Na antiguidade, as duas filhas do Sábio Imperador [Yao] tinham o caminho filial e foram para a curva do Rio Gui [para casar com Shun]. Elas eram humildes, submissas, respeitosas e frugais; concentraram seus pensamentos no caminho para ser esposa. Sábias e bem informadas, evitavam problemas com os outros. Vocês já ouviram falar sobre isso?"

As mulheres se levantaram de seus assentos e pediram desculpas: "Nós, mulheres, somos ignorantes e ainda não recebemos todos os seus ensinamentos. Você poderia nos contar sobre isso?"

Senhora Ban disse: "Estudar envolve coletar informações, questioná-las e avaliá-las, e descartar as dúvidas. Desta forma, podemos nos tornar um modelo para os outros. Se você estiverem dispostas a ouvir minhas palavras e colocá-las em prática, explicarei o princípios para vocês.

"A piedade filial expande o céu e a terra, aprofunda as relações humanas­, estimula os fantasmas e os espíritos, move os pássaros e os animais. Envolve ser respeitosa e conformar-se ao ritual, agir apenas após o pensamento repetido, não fazer nenhum esforço para transmitir suas realizações ou boas obras, sendo agradável, gentil, pura, obediente­, bondosa, inteligente, filial e compassiva. Quando tal conduta virtuosa for aperfeiçoada, ninguém a censurará”.

Isto é o que significa a passagem do Cânon dos Documentos: "Piedade filial é simplesmente ser filial e amigável para com os irmãos!"

 

 

As Nobres Damas

"Embora ocupem cargos honrosos, elas são capazes de mostrar contenção, e assim podem manter seus cargos sem depender de parcialidade. Elas observam o trabalho diligente [dos outros] e entendem seus pontos de vista. Elas podem recitar as Odes e Documentos; elas podem realizar os Rituais e a Música. Conseqüentemente, elas consideram uma desgraça ser bem conhecida, mas indigna, e uma calamidade ter grande status, mas pouca virtude, e de fato toma uma advertência de tais casos. As pessoas que se conformam com o decoro, seja em repouso ou em movimento, são capazes de conviver bem com seus filhos e netos e preservar o templo ancestral. Esta não é a piedade filial das nobres damas?”

O Clássico das Mudanças diz: "Ela afasta a depravação e preserva sua integridade", e "Sua virtude se espalha e transforma os outros".

 

 

As esposas dos oficiais

"Elas não ousam usar roupas não prescritas pelos códigos rituais; elas não ousam usar palavras não modeladas nas Odes e Documentos. Elas não ousam se comportar de forma alguma fora dos caminhos virtuosos baseados na honestidade e no princípio moral. Não há nada melhor do que não dizer o que se deseja que os outros não ouçam, não fazer o que se deseja que os outros não saibam e não realizar o que se deseja que os outros não passem. Quem cumpre essas três condições é capaz de preservar seus altares ancestrais. Esta não é a piedade filial das esposas dos funcionários?'

O Livro das Odes diz: "Ela colhe a artemísia à beira do lago nas ilhas para uso a serviço dos senhores"

 

 

As Pessoas Comuns

"Elas seguem o caminho da esposa e utilizam os princípios morais para o melhor proveito. Colocam os outros em primeiro lugar e a si mesmas em último, a fim de  servir seus sogros. Elas fiam, tecem e costuram roupas; elas prepararam os alimentos sacrificais. Esta é a piedade filial da esposa de uma pessoa comum!'

O Livro de Odes diz: "As mulheres não têm negócios públicos, [pois se tivessem] elas parariam de tecer!"

 

Servindo aos sogros

"No que diz respeito ao serviço da mulher aos sogros, ela é tão reverente quanto ao próprio pai, tão amorosa quanto à própria mãe. ­Manter essa atitude é uma questão de dever, e cumpri-la é uma questão de ritual. Quando o galo canta pela primeira vez, ela lava as mãos, enxagua a boca e se veste para fazer sua aparição matinal. No inverno, ela verifica se [seus sogros] estão quentes o suficiente, no verão, frescos o suficiente. À noite, verifica se estão deitados, de manhã se levantam. É reverente na correção dos assuntos internos, principiante no trato com o exterior. Estabelece-se como uma pessoa de princípios e decoro e, em seguida, age de acordo com eles."

O Livro das Odes diz: " Quando uma mulher parte, ela se distancia de seus pais e irmãos!'

 

 

Os três poderes

As mulheres disseram: "Quão grandioso é o marido!"

Senhora Ban respondeu: "O marido é o céu. Não se pode ser devotado a ele? Na antiguidade, quando uma mulher ia se casar, dizia-se que ela voltava para casa. Ela transfere seu céu para servir ao marido. O princípio neste é vasto. É o padrão do céu, e o padrão da terra, a norma de conduta para as pessoas. Quando as mulheres seguem a natureza do céu e da terra, modelam-se no brilho do céu, fazem uso dos recursos da terra, protejem-se contra a ociosidade e seguem o ritual, então elas podem trazer sucesso para suas famílias. Com base nisso, uma esposa age primeiro para estender seu amor amplamente, então seu marido não esquecerá de ser filial para seus pais. Ela dá o exemplo de retidão e virtude, e seu marido a copia com entusiasmo. Ela toma a iniciativa de ser reverente e submissa, e seu marido não é competitivo. Se ela seguir o caminho do ritual e da música, seu marido se unirá harmoniosamente. Se ela indicar a diferença ­entre o bem e o mal, ela e o marido conhecerão a contenção:'

O Livro das Odes diz: "Inteligente e sábio para proteger sua pessoa!"

 

 

Trazendo ordem através da piedade filial

Senhora Ban disse: "Nos tempos antigos, as mulheres virtuosas traziam ordem a seus nove parentes através da piedade filial mais baixa, para não mencionar suas cunhadas. Assim ­, elas ganharam o apoio de seus seis parentes, tornando-as mais aptas a servir seus sogros. As encarregadas dos negócios da família não se atreviam a insultar as galinhas e os cães — para não mencionar os membros de baixo escalão da família. Assim, elas ganharam o apoio de seus superiores e inferiores, tornando-as mais aptas a servir seus maridos. As encarregadas dos aposentos das mulheres não se atreviam a maltratar ­os criados — para não falar do patrão. Assim, elas ganharam o apoio do povo, tornando-as mais aptas a servir seus pais. Assim, enquanto viviam, os pais eram bem cuidados; após suas mortes, seus fantasmas receberam sacrifícios. Desta forma, as nove relações ­foram mantidas em paz e harmonia. A mesquinhez não ocorreu, nem a desordem surgiu . Era assim que as mulheres virtuosas traziam ordem a superiores e inferiores por meio da piedade filial."

O Livro das Odes diz: "Não errar, não esquecer, conformar -se em todos os assuntos com as velhas regras."

[...]