Neixun

Natureza virtuosa

Castidade, tranquilidade, solidão, elegância sem pressa, equilíbrio, seriedade, sinceridade e obstinação são a natureza virtuosa das mulheres. Filialidade, respeito, [humanidade] clareza mental, benevolência, harmonia, gentileza e submissão completam sua natureza virtuosa. A natureza virtuosa é dotada em nós originalmente; a mudança se deve ao hábito — não vem de fora, mas depende essencialmente da pessoa. As mulheres castas da antiguidade administravam sua natureza emotiva, governavam seus pensamentos e tinham a moral em alta consideração. Esta é a razão pela qual eles podem se tornar parceiros de cavalheiros na realização de seus ensinamentos. Portanto, deve-se residir em humanidade, agir com retidão, iluminar com sabedoria, permanecer em confiabilidade e guardar seu corpo com propriedade ritual.

Não pise no que é contrário aos rituais; não ande no que é contrário à justiça. Sempre que se move, necessariamente segue os princípios do Caminho (dao). Sempre que se fala, necessariamente permanece na confiabilidade.

Falar quando não é apropriado falar cria a escada para o desastre. Fazer movimentos contrários aos rituais corrompe a conduta. Use a soleira da porta para estabelecer limites para a fala. Use jade para definir limites em seu movimento. Use a propriedade ritual para controlar a mente. Use os princípios do Caminho para regular seus desejos. Cultive sua natureza virtuosa para proteger sua pessoa. Não se deve ser prudente?

Somente as coisas que não prejudicam a natureza dotada de uma pessoa podem nutrir sua virtude; só as coisas que não mancham a virtude podem completar a natureza dotada. A acumulação de pequenas faltas prejudicará gravemente a virtude; o colapso de um grande edifício é causado por sua fundação precária. Se a pessoa não for protegida, sua natureza virtuosa será deficiente. Um belo jade sem defeito pode ser um tesouro supremo; uma mulher casta com pura virtude pode se tornar esposa de uma grande família. Se ela puder se examinar e manter as coisas em ordem, será um modelo de maternidade; se ela puder ser diligente e frugal sem ciúmes, ela será um exemplo do interior. Mas se ela for arrogante, autocomplacente, ciumenta, rebelde em sua vontade, e descontrolada em suas emoções, consequentemente prejudicando sua natureza virtuosa, então nada nela vale a pena mencionar.

O velho ditado diz: “Se alguém deseja descansar o corpo, deve construir uma casa. Se alguém deseja bordar sua pessoa, deve estabelecer a virtude”. [Ao elogiar a virtude do Rei Cheng de Zhou,] o Clássico da Poesia diz: “Desejo-lhe uma vida longa! Desejo que você desfrute de grande felicidade na longevidade!”

 

 

Auto-cultivo

Alguém perguntou: “Tairen  não olhou para visões malignas, não ouviu nenhum som lascivo e não pronunciou palavras arrogantes. Se isso for verdade, é esta a maneira de cultivar o eu?” A resposta é: “Correto. Este é o caminho dos antigos. Quando alguém olha para visões malignas, seu centro fica confuso. Quando alguém ouve sons licenciosos, seu eu interior é roubado. Quando alguém pronuncia palavras presunçosas, seu coração se torna arrogante e extravagante. Estas são coisas prejudiciais para uma pessoa. Assim, quando uma mulher está em residência, ela necessariamente segue princípios de retidão para evitar maus pensamentos. Quando ela age, ela necessariamente não é parcial. Assim, ela completa sua virtude.”

Portanto, roupas finas com bordados de cinco cores não podem embelezar uma pessoa. Somente cultivando a castidade e a submissão, e seguindo o Caminho, pode-se avançar na virtude das mulheres. Se alguém não cultiva a sua pessoa, mas vai contra a virtude, isso está caminhando para o mal. Assim, o provérbio diz: “Remova os entulhos. Tende a concurso de mudas. Não deixe as ervas daninhas crescer demais. Erradicar arbustos espinhosos selvagens; não deixe que bloqueiem o caminho.” Abra caminho para o auto-cultivo. É assim que se alcança a virtude. Pois se a pessoa não é cultivada, a virtude não pode ser estabelecida. Se a virtude de uma pessoa não está estabelecida, raramente é possível transformar sua família — como então transformar o mundo?

Uma mulher deve seguir os outros. O caminho de um marido e uma esposa é a ordem legítima do forte e do gentil. Antigamente, os reis iluminados eram prudentes com o início de um casamento e enfatizavam o modo de ter continuação da linhagem familiar, porque a prosperidade e o declínio de uma família e a ascensão e queda de um país estão intimamente relacionados.

Infelizmente, dentro dos aposentos internos, o ensinamento sobre o auto-cultivo deve ser observado com prudência.

 

 

Discurso Prudente

A educação das mulheres inclui quatro disciplinas. O discurso [prudente] é um dos quatro. Mas o coração-mente de uma pessoa responde a dezenas de milhares de coisas. Se não se fala, como se comunica? Se as palavras de alguém forem moderadas, não haverá arrependimentos. Se as palavras de alguém não satisfazem a razão, segue-se a calamidade.

O provérbio diz: “Fale em tons agradáveis com palavras de razão. Uma pessoa, mesmo firme como uma rocha, pode ser virada. Discursos caluniosos e palavras argumentativas são como fogos rápidos que podem queimar os campos.” Também diz: “Se a boca de alguém é como uma porta fechada que abre e fecha na hora certa, suas palavras serão consideradas pelos outros como constantes. Se a boca de alguém é como derramar água, suas palavras serão tomadas pelos outros como infundadas.” Na verdade, as palavras não devem ser imprudentes.

Além disso, a virtude de uma mulher compreende solidão e elegância sem pressa. A fala não é um de seus pontos fortes. Quanto mais ela fala, mais ela comete erros. Não é tão bom quanto quando ela fala menos. Assim, o Livro de Documentos (Shangshu) repreende uma galinha por cantar de manhã. O Clássico da Poesia (Shijing) tem a afirmação irônica sobre uma escadaria para o desastre. O Registro de Rituais (Liji) adverte severamente contra conversas dos aposentos internos fora da casa. Aqueles que são bons em autodisciplina devem ser especialmente prudentes neste assunto. Então, ela fez o que deveria fazer.

Existe um método adequado de ser prudente? Sim existe. Aprenda com Nan Gong Tao .  Se alguém pode fechar a boca, concentrar-se no cultivo interior, honrar suas promessas, não convidar a queixas, acalmar a mente, assegurar a vontade, harmonizar a energia psicofísica, guarde-os com humanidade, sustente-os com seriedade e respeito, substancie-os com confiabilidade e retidão, e em seu discurso e silêncio mantenha-se calmamente no caminho do meio para combinar com o corpo do tranquilo kun, então calúnias e atos depravados não surgirão e a casa será próspera e harmoniosa.

Portanto, uma mulher não deve ser arrogante sobre sua beleza física; o que importa é a sua virtude. Mesmo que Wu Yan fosse fisicamente pouco atraente, suas palavras quando usadas para governar o Estado de Qi trouxeram paz ao país. Confúcio disse: “Aquele que tem virtude necessariamente terá palavras. Aquele que tem palavras pode não necessariamente ter virtude.”

 

 

Conduta cuidadosa

Verdadeiramente, a conduta de uma mulher não deve ser descuidada. O comportamento de uma pessoa hipócrita é autocrático. A ação de uma pessoa arrogante é perigosa. A conduta de uma pessoa que se engana é orgulhosa e indecente. Se o comportamento de alguém for autocrático, os [três] laços e as [cinco] constantes serão abolidos. Se a ação de alguém é perigosa, as queixas e os desastres se espalharão. Se a conduta de alguém for orgulhosa e indecente, o caminho da humanidade será aniquilado. Qualquer pessoa que tenha algum desses defeitos raramente terá bons finais.

Uma árvore imponente que cresce tão alto quanto o céu é devido às suas raízes serem profundamente plantadas. Um terraço elevado, que chega até as nuvens, deve-se ao fato de sua fundação ser densamente assentada. Uma mulher tem uma boa reputação é porque sua conduta é moralmente pura. As raízes profundas dependem do cultivo; fundações espessas resultam da acumulação; e, a conduta pura baseia-se no auto-esforço. Se alguém não se esforçar na conduta pura, seus parentes ficarão distantes; a ordem adequada entre os velhos e os jovens se tornará caótica; e a diferenciação entre o nobre e o ignóbil se tornará confuso. Portanto, se uma mulher quer realizar algo grandioso, ela deve ter cuidado com os mínimos detalhes. Se ela se importar menos com uma pequena muda, uma vez que ela se torne uma grande árvore, será difícil cortá-la. Se ela acha que alguém pode agir inescrupulosamente em cantos escuros, saiba que deuses e espíritos podem ver isso com muita clareza. Se alguém erra uma vez entre cem ações, isso prejudicará toda a sua virtude.

Incorpore gentileza e conformidade. Salvaguarde a castidade e a pureza. Obedeça às “três obediências”. Preste atenção à distinção entre os reinos interno e externo. Seja diligente e respeitoso em observá-los, unindo-se desde o início até o fim. A partir daí, pode-se cultivar os assuntos familiares, harmonizar os de cima e os de baixo e construir um relacionamento amigável entre os parentes.

Sempre que alguém se move, nada estará em desarmonia. O Yijing (Clássico das Mudanças) diz: “Constante em sua virtude, castidade. É auspicioso para as mulheres.” Isso é o que significa.

[...]