Nufan Jielu

Tese Unificadora

O signo de qian [Céu] é yang; o sinal de kun [Terra] é yin. O Sol e a Lua são os reflexos universais dos dois signos. O lugar correto do homem é governar o reino exterior; o lugar correto das mulheres é administrar o reino interior. A relação entre marido e mulher é o início de uma infinidade de transformações.

Quando as cinco virtudes constantes confucionistas [Humanidade, Retidão, Cortesia, Sabedoria e Sinceridade] forem estabelecidas, o grande fundamento florescerá. Quando o significado correto das três obediências for claramente compreendido, as relações humanas serão corrigidas. Portanto, cultivar a pessoa é essencial para o correto ordenamento da família. Estabelecer a educação é o próprio fundamento de tornar as relações humanas iluminadoras.

O Dao para retificar uma família começa com o seguimento prudente dos rituais corretos entre homens e mulheres. A educação infantil para meninos e meninas começa com o ensino de rituais adequados de beber e comer na hora das refeições. Se as crianças não forem educadas quando jovens, serão desrespeitosas e negligenciarão os rituais quando se tornarem adultas. Os homens ainda podem se beneficiar reverenciando [bons] professores e selecionando [bons] amigos para completar suas virtudes. De onde as mulheres podem selecionar bons modelos para tornar suas pessoas sinceras e corrigir seus erros?

Portanto, a forma de educar as mulheres é ainda mais importante do que a forma de ensinar os homens. O modelo do reino interno correto deve vir antes daquele do reino externo. Uma pessoa que usa um bronze como espelho pode endireitar suas roupas e boné; uma mulher que usa a história como seu professor pode certamente encontrar modelos dignos. Se ela pode tomar os antigos como seus professores, não há razão para ela se preocupar que sua virtude não seja cultivada ou sua casa não esteja em ordem!

 

 

Virtudes da Rainha

O aparecimento de uma elegante fênix e o surgimento de um cavalo semelhante a um dragão são os sinais auspiciosos dos reis-sábios; Linzhi e Guanju falam sobre as virtudes das imperatrizes e consortes reais. Conseqüentemente, nota-se que as três consortes do Imperador Ku deram à luz três sábios: Ji [ancestral da dinastia Zhou], Xie [ancestral da dinastia Shang] e Tang Yao [fundador da dinastia Tang]. O rei Wen [de Zhou] teve cem filhos. Isso se deve aos méritos de Taijiang [avó do rei Wen], Tairen [mãe do rei Wen] e Taisi [esposa do rei Wen]. Essas duas senhoras viveram onde os rios Gui e Rui se fundiram e continuaram o glorioso reinado dos períodos Tang e Yu. A rainha Tu e a rainha Shen inauguraram a boa sorte das dinastias Xia e Shang. O Rei Xuan [de Zhou] muitas vezes se atrasava para as reuniões matinais com seus ministros e funcionários. A rainha Jiang culpou a si mesma [mesmo que não fosse culpa dela] e esperou sua punição, assim [indiretamente] admoestando  o rei [e fazendo-o mudar seus caminhos]. [Rei] Zhao de Chu faleceu. A Senhora Yue cumpriu a promessa em seu coração [seguindo o rei até a morte]. Os Imperadores
Ming e He [de Han Oriental] foram capazes de levar com sucesso a linhagem Han; registros históricos atribuem esse fato às virtudes e habilidades da Imperatriz Ma e Deng. Os imperadores Gao[zu] e Wen [Huangdi] fundaram a próspera dinastia Tang. Suas realizações foram devidas à ajuda das imperatrizes Dou e [Zhang]sun. Da mesma forma, a imperatriz Xuanren da dinastia Song era considerada o equivalente feminino dos reis sábios Yao e Shun. A Senhora Wulin cometeu suicídio para preservar sua castidade para o imperador Shizong [de Jin]. A Imperatriz Hongji [de Yuan] tratou a Imperatriz [do derrotado Song do Sul] com graça e cuidado. O Imperador Gao fundou o império [Ming] após uma revolução camponesa. O crédito deve ser atribuído à Imperatriz Xiaoci. O imperador Wen [de Ming] corrigiu os assuntos internos do estado endireitando os assuntos domésticos do palácio. Ele contou com a ajuda da Imperatriz Renxiao[wen]. Portanto, não é simplesmente verdade que, desde os tempos antigos, todos os grandes imperadores realizados devem ter tido imperatrizes sábias?

 

 

Maternidade Modelo

O Pai é como o Céu; a mãe é como a Terra. O Céu abençoa e a Terra gera. A energia físico-psíquica dos ossos (guqi) assemelha-se ao pai; a energia físico-psíquica da própria natureza (xingqi) se assemelha à mãe. Desde a antiguidade, sempre foi o caso que, quando mulheres virtuosas e sábias esperavam um filho, a educação pré-natal era cuidadosamente considerada e executada. Os modelos virtuosos precedem as instruções de um pai. O ensino de uma mãe deve ser ainda mais rigoroso do que [as lições de um pai sobre] retidão moral. 

Portanto, [no período dos Reinos Combatentes,] a mãe de Mêncio comprou carne para ensinar-lhe a confiabilidade. A mãe de Tao [Kan] [da dinastia Jin] selou e devolveu o peixe para ensinar seu filho incorrupção. A Senhora Liu [da dinastia Tang] misturou pó moído da bílis de um urso em pílulas para ensinar dificuldades; a família Liu tornou-se assim próspera. A Senhora Ouyang [da dinastia Song] usava juncos gigantes para escrever lições de livros
[para educar o filho]; seu filho mais tarde tornou-se realizado. Zifa  era um general. Ele se tratava generosamente, mas era mesquinho com seus subordinados. Sua mãe se recusou a deixá-lo entrar na casa e o repreendeu por ser um líder indiferente. Wang Sun [Jia] seguiu King [Min de Qi]. O rei foi morto durante seu exílio. Wang Sun [Jia] voltou para casa sozinho. Sua mãe, esperando por ele no portão da aldeia, censurou-o por ser injusto. O Oficial Han [Juan] Buyi era o governador da capital. Complacente na punição, ele libertou muitos prisioneiros. Sábia era a humanidade de sua mãe compassiva! Tian Ji era um primeiro-ministro [de Qi]. Ele devolveu o suborno de ouro e implorou sua punição. Notável foi o ensinamento de sua mãe. [Li] Jingrang [da dinastia Tang] perdeu sua reputação com seus soldados. A mãe de Li o puniu no tribunal com uma surra. Sua ação acalmou os subordinados de Li. [Yan] Yannian [de Han] executou muitas pessoas. Sua mãe ficou horrorizada com sua crueldade. Ela previu que seu fim era inevitável. A madrasta Cai estava disposta a sacrificar a vida de seu filho natural para salvar a vida de seu enteado. A esposa de Cheng Lu estava disposta a assumir a culpa e receber a punição em ordem para salvar a vida de sua enteada órfã. O ensinamento da mãe dos irmãos Cheng era ser gentil com os servos e concubinas, mas rigorosa com os filhos. A mãe de Yin [Tun] ensinou uma lição sobre ser contentar-se com comida simples, como feijão e água, e esquecer as acomodações luxuosas.

Estas são mulheres que sustentaram as lições virtuosas do modelo kun e promulgaram os belos sons das virtudes maternais!

 

 

Conduta Filial

Embora haja uma distinção entre machos e fêmeas, não diferença na quantidade de trabalho que os pais tiveram para criá-los.

Embora existam diferenças entre um filho e uma nora, a forma como eles devem cuidar e reverenciar seus pais e sogros deve ser a mesma.

A piedade filial é a fonte vital de todas as boas ações e é a cabeça de todas as virtudes femininas.

Portanto, Yang Xiang sufocou um tigre - ela sabia apenas salvar seu pai, mas esqueceu sua própria segurança. Tiying se ofereceu para se tornar um escravo em troca da libertação de seu pai de uma punição corporal debilitante. Assim, diz-se: ter um filho não é tão bom quanto ter uma filha. A Senhora Zhang foi executada erroneamente. Na cidade onde a execução ocorreu, não choveu por três anos. A esposa de Jiang [Shi] [ou seja, A Senhora Pang ] era exemplarmente filial para com a sogra, que gostava do sabor dos peixes de água doce. Pang trabalhou para pegar peixes no rio local. Um dia, duas carpas surgiram de repente de uma fonte em seu quintal [e continuaram a aparecer todos os dias]. A Senhora Tang amamentou sua sogra idosa [que não tinha dentes para comer]. A ação de Tang incutiu piedade filial em seu neto [Cui] Shannan, que mais tarde lhe permitiu ganhar uma posição oficial de prestígio. A Senhora Lu corajosamente arriscou sua própria vida para proteger a vida de sua sogra. [Para curar a infecção] A Senhora Liu  roeu as larvas que cresceram das feridas de sua sogra. [Para tornar o remédio mais potente] ela perfurou os braços e cortou os dedos para misturar seu sangue com o remédio para curar sua sogra. A Senhora Wen lambeu os olhos de sua sogra [para tratar sua doença ocular], cortou o cabelo para manter sua vontade [de castidade] e cavou um cemitério para enterrar sua sogra [porque eles eram pobres e não podiam contratar um trabalhador]. A Senhora Chen acabava de se casar com seu marido (yugui). Pouco tempo depois, ele morreu durante uma expedição militar. Sem hesitar, Chen cuidou de sua sogra por cinquenta anos. A Senhora Zhang  deveria ser atingido [até a morte] por um raio. Ela estava preocupada que os trovões e os relâmpagos assustassem sua sogra. [Sabendo que sua morte iminente era inevitável, ela saiu para esperar o relâmpago cair.] Por causa de seus atos filiais, sua vida foi estendida por mais trinta anos. A Senhora Zhao matou o assassino em Duting para vingar a morte de seu pai. A jovem Juan operou o barco no rio Jin [no lugar de seu pai], salvando assim sua vida. Cao agarrou-se firmemente ao corpo de seu falecido pai no rio Gan. Mulan tomou o lugar de seu pai em uma expedição militar às fronteiras do norte. A jovem Zhang cortou parte de seu fígado para salvar sua avó de uma doença grave. A Senhora Chen foi decapitada para salvar a vida de seu marido e pai.

Todos esses são exemplos que moveram o Céu e a Terra, deuses e espíritos. Os atos filiais dessas mulheres eram bem conhecidos na época; seus nomes foram transmitidos por milhares de anos na história. Como não ser motivado por eles?

[...]